Participar do Curso Técnico de Gestão de Resíduos para o Controle do Lixo Marinho, promovido pela JICA - Japan International Cooperation Agency em Yokohama, foi uma experiência extremamente enriquecedora, tanto do ponto de vista técnico quanto humano.
O sonho de ir ao Japão, foi como despertar para o “mágico” que estava guardado nos planos de criança. Desde a comunicação oficial de aceite no programa, resgatei memórias, tracei desejos e a cada dia, no contato com a equipe da JICA, todo o processo sendo conduzido com elevado nível de organização, cuidado e respeito aos participantes, gerou ainda mais, afetividade por essa nação e seu povo.
Registro aqui meu sincero agradecimento à JICA Brasil, ao Consulado em São Paulo pela atenção e suporte em todas as etapas, à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) que foi a instituição proponente deste curso de treinamento e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC-MRE).
A chegada ao Japão foi tranquila e acolhedora. Pude, da janela do avião, realizar o sonho de criança, com um “friozinho na barriga”, tinha a expectativa de pisar em solo japonês.
Durante toda a estadia, vivenciei dias memoráveis, marcados por uma profunda imersão cultural, social, e ambiental, além de presenciar o constante respeito e cordialidade do povo japonês.
Na unidade da JICA em Yokohama, a equipe demonstrou, em todos os momentos, grande disposição em acolher e apoiar os participantes, contribuindo para um ambiente de aprendizado altamente produtivo.
As atividades culturais foram marcantes e complementaram significativamente a experiência. Eu destaco, a visita à Estação Shibuya, onde se encontra a emblemática estátua do Hachiko, foi especialmente emocionante. Da mesma forma, conhecer o Monte Fuji representou um momento único e inesquecível.
Tive ainda, a alegria de comemorar o meu aniversário (27/01) em Quioto, cercado de novos amigos, um misto de saudades da família com este momento marcante – que estará presente em toda a minha história. Comemorei o aniversário por onde passei, ao longo de uma semana fui abraçado por todos!
No âmbito técnico, o curso proporcionou uma visão abrangente e prática sobre a gestão de resíduos sólidos, com foco no enfrentamento do lixo marinho. As visitas às plantas de separação, tratamento e destinação final, bem como a apresentação de metodologias consolidadas, além do contato com cases de sucesso, permitiram compreender, de forma aplicada, a eficiência dos modelos japoneses em vários locais visitados. Tivemos a oportunidade de conhecer as tecnologias utilizadas para análises de substâncias tóxicas em microplásticos.
A tecnicidade, o cuidado com o meio ambiente, o “pensar as gerações futuras”, com toda certeza, é um ponto forte a ser destacado. Entre tantas visitas técnicas, a limpeza de praias (Ilha de Kakuijima), com a participação de crianças, que desde cedo aprendem sobre como cuidar do planeta, como realizar a separação de resíduos. Agir assim, é pensar no futuro!
Estivemos ainda, no Miyako Ecology Center Kyoto Municipal (Center for Promotion of Environment Protection), geraram uma boa oportunidade de reflexão profissional.
Nestas visitas, pude dialogar sobre estratégias para a construção de um plano de ação voltado a Educação Ambiental Climática Aplicada (EAC-A), de forma sistêmica e contínua.
O combate ao lixo marinho começa no cuidado das cidades que possuem rios que irão desaguar diretamente no mar, ou através das conexões das bacias hidrográficas. E é na base que devemos começar, ou seja, com as crianças.
Essa experiência gerou importantes insights e oportunidades de adaptação ao contexto brasileiro.
Como desdobramento, elaborei um plano de ação voltado à implementação da EAC-A, com foco na adesão de municípios e no desenvolvimento de estratégias educativas direcionadas a crianças, gestores públicos e à sociedade em geral. A proposta busca fortalecer a conscientização ambiental e fomentar práticas sustentáveis, alinhadas aos desafios contemporâneos da gestão de resíduos e das mudanças climáticas.
Reitero minha gratidão pela oportunidade e reforço o compromisso de aplicar, no Brasil, os conhecimentos adquiridos, contribuindo para o aprimoramento das políticas públicas ambientais e para a proteção dos nossos ecossistemas, registrando ainda, o desejo de retornar ao Japão em breve para apresentar os resultados e com a família para que conheçam este lindo país milenar!
Arigatō gozaimasu!