Realização de Missão J-WINGS Empreende Mulher ao Japão.

SDGs
SDGs
SDGs

2025.08.11

Entre os dias 21 de junho e 4 de julho de 2025, as quatro empresas brasileiras vencedoras do Programa J-WINGS Empreende Mulher de 2024 participaram da Missão ao Japão, em visita às regiões de Tokyo, Miyagi e Aichi. Esta missão foi o resultado de um programa de workshops e mentorias individuais do plano de negócios que durou três meses e, no final do programa, foi realizado um evento de pitch, onde foram premiadas as quatro empresas.

Na missão, foram realizadas vinte visitas técnicas, entre elas variadas empresas como aceleradoras, hubs de inovação e startups de deeptech e healthtech, além de visitas individuais de empresas relacionadas em sua área de atuação

A missão teve como destaque as empresas japonesas lideradas por mulheres que impactam a comunidade local em economia circular e sustentabilidade, como a Hasuna de Tóquio, Watalis e Fazenda Ishinomaki, ambas na região de Miyagi, e Escola Nectar, situada no maior complexo habitacional da comunidade brasileira no Japão, na cidade de Toyota – província de Aichi. Em Ishinomaki, o grupo também teve a oportunidade de visitar o Memorial Escola Primária Okawa, e a ruína da escola afetada pelo sismo e tsunami de Tohoku em 2011.

Foram realizados também encontros com a Embaixada do Brasil no Japão, com a diretoria da JICA matriz, além de mini eventos como o Programa de Startup TSUBASA da JICA matriz e o Seminário com Grupo de empreendedoras nikkeis no Japão na Station AI, a maior incubadora público-privada de startups do Japão situada em Nagoya.

Empresas participantes da missão:
- Stardust Zone
- OncoAI
- Espaço Abra de Saúde Mental
- 0101 Natural Care

A missão foi encerrada com uma sessão de apresentações dos resultados que aconteceu no dia 29 de julho, com as empreendedoras participantes compartilhando principais aprendizados, impactos e os próximos passos de seus negócios pós-missão em forma híbrida no escritório da JICA Brasil.

Entre os aprendizados compartilhados, os participantes relataram que foram incentivados pelas mulheres empresárias e líderes japonesas, e observaram que a integração dos ODS nos negócios está avançando na sociedade japonesa e a ênfase está se dando não só apenas à busca do lucro das empresas, mas também à contribuição social. Além disso, elas afirmaram ter aprofundado sua compreensão nas tendências e inovações em suas áreas de atuação, e referência para estratégias de crescimento e modelos de negócios.

Os participantes também aprenderam sobre conceitos únicos do Japão, como “mottainai” (desperdício), “kaizen” (melhoria contínua) e “resiliência”. Além disso, como resultados e ações futuras, foram apresentadas a busca de parcerias com empresas japonesas, prestação de serviços ao Japão, desenvolvimento de novos produtos e a introdução de boas práticas com base nos aprendizados adquiridos pela missão. Desejamos sucesso ao desenvolvimento futuro dos negócios dessas empreendedoras.

(foto 1) Diálogo com a Sra. Sachiko Imoto, vice-presidente sênior da JICA.

(foto 2) Visita a Plug and Play, hub de inovação entre startups e empresas de grande escala.

(foto 3) Seminário com Grupo de empreendedoras nikkeis no Japão na Station AI.

(foto 4) Visita à Fazenda Ishinomaki em Miyagi.

(foto 5) Visita à Embaixada do Brasil no Japão.

(foto 6) Sessão de apresentações dos resultados.

Compartilhe nas redes sociais!

  • X (Twitter)
  • linkedIn
Lista de Tópicos