JICA recebe Missão Empresarial de Cooperação Nikkei da América Latina.

SDGs
SDGs
SDGs

2024.09.10

De 8 a 15 de julho de 2024, a JICA Brasil recebeu uma missão empresarial de estudos com a participação de 11 empresas japonesas do setor de pesca e alimentos.

A JICA vem trabalhando anualmente para contribuir ao desenvolvimento econômico local e de fortalecimento de laços culturais entre o Japão e as comunidades japonesas latino-americana. Neste ano, em sua oitava edição no Brasil, esta missão foi realizada principalmente como incentivo à revitalização econômica e regional do Japão, por meio do desenvolvimento de negócios de empresas japonesas no ramo de pesca e alimento, de diversas procedências.

Entre as 11 empresas participantes, estiveram presentes as empresas de processamento de vieiras e abalones, atacadista de peixes frescos do famoso mercado de Toyosu (Tokyo), produtores de batata-doce desidratadas e fabricante desidratadora de alimentos. Os empresários japoneses visitaram os principais pontos de referência de mercado de alimentos em São Paulo como a CEASGESP, o supermercado Hirota, e importadoras de pescado e frutos do mar como a Nordsee e Kalena.

Durante a sua estadia em São Paulo, a missão também esteve presente na Confraternização com os empresários brasileiros, que participaram na primeira missão empresarial da JICA, na Japan House, onde puderam trocar informações e oportunidades de negócios comerciais para a exportação do seus produtos ao Brasil.

Entre os dias 12 e 14 de julho, os participantes da missão expuseram seus produtos aos principais importadores e fornecedores de produtos japoneses no Brasil, nos estandes das associações de províncias japonesas (kenjinkai) presentes no local, durante a realização do evento EXPO JAPAN. Além da oportunidade de promover os seus produtos, a missão japonesa conseguiu conduzir negociações comerciais e obter informações sobre o processo de exportação de seus produtos ao Brasil.

A missão teve como resultado, interesse de fornecedores locais para importação dos produtos, propostas para expansão de canais de vendas, e planejamento de pesquisa para investigação de preços de exportação e tarifas de vendas locais. Além disso, algumas empresas também estão considerando apoiar e cooperar com as atividades das associações das províncias japonesas (kenjinkais) para promoção de seus produtos típicos da região.

A JICA manterá esforços para o contínuo desenvolvimento econômico entre os países e a promoção das empresas japonesas ao Brasil.

Visita técnica a importadora Kalena e Nordsee.

Confraternização com a Missão empresarial brasileira da JICA.

As 11 empresas do setor de alimentos e pescado na JICA Matriz.

Compartilhe nas redes sociais!

  • X (Twitter)
  • linkedIn
Lista de Tópicos