Conheça o Projeto Comunitário da JICA: Projeto de aprimoramento de fortalecimento organizacional para LST (Life Skill Training) - Treinamento de Competências para Vida.

SDGs

2024.03.29

De acordo com UNICEF, “competência é a capacidade de articular e colocar em prática os conhecimentos, atitudes e habilidades, para resolver de forma adequada situações cotidianas (UNICEF, 2018, p.14)”.

O ensino das “competências para vida” nas escolas orienta o jovem estudante no autoconhecimento, na responsabilidade das suas escolhas e decisões no convívio social, na vida adulta e como cidadão, auxiliando-o como ferramenta de superação de dificuldades.

No caso de Aracati (CE), município conhecido pelas suas atrações turísticas como as praias e as falésias, as “competências para vida” foram introduzidas por meio das atividades da professora japonesa Mayumi Suzuki, pedagoga com especialização em educação infantil e presidente da ONG japonesa Associação Crianças de Luz (Hikari no Kodomotachi no Kai), estabelecida na província de Kanagawa (Japão).

Mayumi, que já trabalhava na época com uma rede de proteção de saúde materno-infantil, detectou a necessidade de introdução destas competências, em diálogos com os pais, professores e a comunidade de Aracati em 2013,

A inserção das “competências para vida” nas escolas contou com o apoio da JICA e tinha como objetivo proteger a juventude local da violência, abuso de substâncias ilícitas e gravidez precoce, além de motivar o aluno a valorizar a sua cidade e local de convívio, na preservação do ambiente onde reside.

Por meio da cooperação com a Prefeitura, professores e educadores da rede municipal de ensino de Aracati, Mayumi adaptou a metodologia das “competências para vida” da UNICEF ao contexto social e educativo da região. Foram produzidos materiais didáticos, além de realização de treinamentos, palestras e workshops para capacitação e formação de professores das escolas públicas da região.

Em maio de 2023, duas professoras de Aracati (Artemizia Ribeiro e Nildene Nogueira) receberam treinamento no Japão e tem contribuído para a consolidação e difusão da implementação das “competências para vida”, aprimorando o seu ensino com a bagagem de experiência e conhecimento que adquiriram ao visitarem as escolas japonesas de Hadano e Yokohama.

Em novembro do mesmo ano, a equipe da JICA Brasil esteve em Aracati para monitoramento das atividades do projeto, que hoje foram inseridas no componente curricular “Diálogos Socioemocionais”.

Este novo componente curricular é resultado de parceria entre a Secretaria da Educação do Estado de Ceará (SEDUC/CE) e o Instituto Ayrton Senna. As atividades desenvolvidas pela Mayumi Suzuki permitiram a introdução deste novo componente com mais receptividade nas escolas onde os professores treinados pelo Projeto Comunitário da JICA já ministravam as “competências para vida” nas salas de aula.

O governo do Ceará tem trabalhado desde 2017 no desenvolvimento comportamental dos estudantes, que resultou na implementação de “Diálogos Socioemocionais” nas escolas pública de todo o estado. A importância da inserção do desenvolvimento socioemocional no currículo escolar foi destacada principalmente no período pós-pandemia, quando os jovens alunos saíram do isolamento social, apresentando sinais de agressividade e depressão.

Em janeiro de 2024, dois especialistas em Educação da cidade de Hadano (província de Kanagawa – Japão), Jun Ando e Junichi Ichikawa, vieram conhecer as atividades de “competências para vida”, visitando a Secretaria de Educação de Aracati para uma troca de opiniões sobre a orientação educativa no Brasil e no Japão, além da importância de "soft skills" na formação escolar, principalmente na pós-pandemia.

Durante a estadia, conheceram o sistema de educação do Brasil, conversando com os professores nas visitas às escolas, e prospectaram possibilidades de futuras colaborações com Aracati. Os professores realizaram uma palestra com o tema “Projeto da Base de Aprendizagem”, com a presença de 55 diretores das escolas municipais, onde foi apresentado e discutido o processo da centralização da criança no contexto educacional.

A JICA agradece a ONG japonesa Associação Crianças de Luz pela parceria, que viabilizou a realização dos seguintes Projetos Comunitário:

  • Projeto de aprimoramento de fortalecimento organizacional para LST – Competências para Vida” contribui para o ensino da formação comportamental de jovens estudantes em Aracati - Ceará (2022 a 2024).
  • Projeto de assistência ao desenvolvimento infantil nas comunidades locais através da capacitação de recursos humanos no município de Aracati, no estado do Ceará, Brasil (2016 a 2018).
  • Projeto de Fortalecimento da Comunidade para garantir uma infância saudável ao Nordeste do Brasil (2013 a 2015).

Livro didático “Competências para Vida”, edição adaptada ao contexto socioeducacional de Aracati

Mayumi Suzuki (Associação Crianças de Luz), com as ex-bolsistas JICA Nildene e Artemízia, em visita a uma escola pública de Aracati.

Professora ministrando uma atividade de competências para vida, hoje inclusa no componente curricular como “diálogos socioemocionais”.

Treinamento de bolsistas brasileiras na cidade de Hadano (Kanagawa – Japão).

Visita da JICA Brasil em novembro de 2023, com a Secretária de Educação de Aracati, Ana Lúcia da Costa Mel­­­lo.

Professores da cidade de Hadano (Kanagawa - Japão), com a equipe da Secretaria de Educação do Município de Aracati em janeiro de 2024.

Professor Jun Ando e professora Mayumi Suzuki, dialogando com os estudantes de Aracati.

Foto com os participantes da palestra “Projeto da Base de Aprendizagem

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